Acho incrível a maneira simplista como colocam estas questões. Roubou, não roubou? Não é assim tão simples.
Portugal não roubava aquilo que lhe pertencia (não faz sentido). O Brasil era na altura uma colónia. A maior parte das riquezas iam para a Capital e as restantes era usadas no Brasil para gerar ainda mais riqueza. É assim que as coisas funciona e até hoje em dia se vê isso nas empresas internacionais, nada mudou.
Há muitos Brasileiros que vivem acusando Portugueses de terem saquiado as riquezas, de terem morto os índios, de praticarem a escravatura de negros, mas esquecem-se de um pequeno detalhe. Somos todos descendentes dos mesmo indivíduos (ou julgavam que os apelidos dos vossos nomes apareciam por magia) O meu Avô em décimo grau muito provavelmente também era seu avô em décimo grau e muito provavelmente "explorou" o Brasil. Enquanto não aceitarem que somos todos irmãos (portugueses e brasileiros) e que portanto os nossos antepassados comuns cometeram erros, mas a vida continuam, não acabarão estas acusações gratuitas de roubo sem fundamento.
Em relação ao conceito de riqueza. Se estivermos a falar dos recursos naturais, o Brasil é uma super potência e Portugal nem apareceria no mapa. Portugal tem recursos naturais muito escassos. Para terem uma ideia de escala estamos a falar do Brasil ter 10000 e Portugal 1. Mas em termos administrativos sem dúvida que Portugal gere muito melhor o pouco que tem. Não é tão notoria a má distribuição de riqueza em Portugal quando comparado com o Brasil. O fosso económico entre os mais ricos e os mais pobres é bem maior no Brasil.
Corrupção há em todo o lado. Mas talvez haja mais no Brasil.
Portugal faz parte de uma União e tem de prestar contas a essa união (União Europeia). Tem metas de desenvolvimento a serem cumpridas, tem pactos económicos com os restantes membros da união, etc. O Brasil não tem de prestar contas a ninguém. É dono de si mesmo e faz o que muito bem entender com as suas riquezas.
Ou seja, Portugal tem alguém que lhe puxa as orelhas se se portar mal economicamente. No Brasil não há ninguém que lhe puxe as orelhas. Ou o povo se revolta ou então não há nada.
Abraços Lusos.
E um bom ano para todos
.