Em Cuba um médico ,o mais renomado que seja, ganha o salário igual a um pessoa sem estudo que não faz "nada", lá eles trabalham mas trabalham de um jeito diferente tem os que trabalham nas "coxas" e deve etr os que trabalham "normal". Lá o governo prove tudo educação, saúde e etc... Mas além deles ganharem pouco dinheiro com o trabalho as coisas são racionadas. Segundo meu professor que este esses dias em Cuba lá eles só podem comprar um sabonete e uma pasta de dente por mês por familia. Um médico ganha 35 dollars e dps trabalha como taxi para ganhar uns trocos a mais. Além do que nunca, vai haver igualdade nesse mundo, a não ser que a ilha chamada utopia seja encontrada. Os governantes socialistas vivem nas aintigas mansões beira mar, dos antigos americanos que moravam lá. Tendo do bom e do melhor enquanto o povo sofre, se Cuba fosse tão boa não tinha tantos atetlas cubanos fugindo ans olímpiadas e o povo não arriscaria atravezar o mar para ir para o EUA. Sinceramente a tecnologia deles é patetica, se não me engano o primeiro celular chegou ano passo em Cuba e não um celular normal, um "tijolar". Isso é o fato do fato duvido que alguem aqui quer ou qeria viver em Cuba ou na Coreia do Norte ou até mesmo na China, mas não estou falando de Pequim vá para o interior da China e ve a maravilha que é o "Socialismo de mercado" deles. Os tão falados "quartos da morte". E sinceramente a falta de liberdade nestes governos e absurda, em Cuba é proibida aglomeração de pessoas, uma rodinha de pessoas conversando na rua, eles acham que pode ser um conspiração contra o governo. E a restrição a internet na que tem nesses pais? este forum já estaria fora do ar na Coreia só por entrarmos neste assunto.
Mas não defendo o capitalismo, alé pode ser sim cruel, e em uma visão quase, fantasiosa vc tem mas chances de se dar bem do que no socialismo, sendo que lá os governates vivem bem e o povo que divide o dinheiro. Aqui se vc se tornar um médico vc não vai ganhar o mesmo que um operario. Agora vc fala que não é todos que conseguem isso. por isso foi criado o sistema de costas, que agora esta caindo, para que os que não tem condições terem acesso a formação superior, logo eles tendo um "boa" profissão vão conseguir pagar uma boa escola para seus filhos que seguindo a logica conseguiram bons empregos acabando com a pobreza, apesar disso ser um projeto a longo prazo tem chances de dar certo. Além de que a população brasileira esta começando a diminuir igual na Europa, apartir de alguns anos vai começar a faltar emprego, logo os "vagabundos" conseguiram emprego, diminuindo a pobreza e a taxa de criminalidade. Os paises do Oriente Medio e da Africa passaram por isso um dia, pois agora eles estão começando a fazer as rebeliões que tivemos na ditadura e os Europes tiveram no iluminismo e na Revolução industrial e os EUA no seu momento de independencia. Mas você nunca, nunca vai conseguir acabar com uma coisa chamada desiguladade é uma coisa que o ser deve aprender a conviver, sempre vai ter um que sabe algo a mais que o outro sempre vai ter alguem que se destaque mais que outro e sempre vai ter um que vai se achar injustiçado. O capitlismo não é o melhor sistema a se seguir, mas enquanto não temos outro....
Anarquismo, é uma boa ideia que daria certo se não fosse a maldade do homem. no Pr teve um colonia anarquista uma vez, mas não deu certo na primeira colheita alguém a "raptou" e fugiu, então na minha opinião o homem tem que amadurecer muito antes de optar por um sistema anarquista. e não sei se que gosta desse tipo de sistema sabe que o anarquismo não preve o casamento e não tem traição, todo mundo pode pegar todo mundo. Eu pelo menos não gostaria disso... Além de que se não tem governo, não tem policia, não tem justiça (nas questão de advogados e etc... Logo quem cuida para que as leis sejão seguidas?
Não defendo nem um sistema, pois são iguais a partidos politicos, tem seus prós e contras, e se ficarmos nisso entraremos em uma discução sem fim. Por ser algo muito pessoal.