Naruto RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX

5 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Seg 08 Set 2008, 13:59

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Nome: Zankuruulukyorra (Ondas de Sucção Explosiva)
Elementos envolvidos: Fuuton
Dano(De 0 a 100): 100
Caracteristicas: ao contrário do jato normal de ar, eu utilizo os canhões como instrumento de sucção, que vai sugando tudo pra perto de mim e criando uma pressão tão extrema que ao contato explode quando se aproxima muito de mim.
Rank B

Aguardo autorização para desenvolvê-lo em meu treinamento.

2Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Seg 08 Set 2008, 14:17

Convidad


Convidado

aprovado

bom jutsu

3Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Técnicas de Taijutsu Ter 09 Set 2008, 01:21

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Bom, gostaria de deixar bem claro que os jutsus que irei aresentar farão parte de meu leque de técnicas futuras... corforme a progressão do meu personagem. Ambas as técnicas não tem cores específicas e na questão de dano, eu prefiro que se adeque a narrativa a ter pontos pre-estabelecidos. Agradeço.


Taijutsu



Estilo Zokusora

Este estilo visa lutar em um combate próximo utilizando precisão e velocidade ao mesmo tempo que as retira do oponente, e com golpes mortais.


Requisitos

Alto Domínio nos Elementos Fuuton e Ototon


Pontos Fortes

Golpes Finalizantes
Velocidade e Precisão Extras
Obtenção Absurda de Vantagens
Ótimo Nível Defensivo e Ofensivo
Combinação Ostensiva de Habilidades


Pontos Fracos

Alto Consumo de Chakra
Alto Tempo de Preparação
Estilo Restritivo de Taijutsus
Incapacidade de Utilizar Armas
Grande Risco Para Companheiros
Impossibilidade de Lutar Com as Pernas
Impossibilidade de Amenizar Seus Efeitos
Vulnerabilidade a Ataques de Longo e Médio Alcance


Técnicas


Rank B
Nome: Zakumeisen ( Impacto Sonoro )

Descrição: Todo golpe vem seguido de rajada presurizada de som, então mesmo que o oponente desvie, ele será acertado.


Rank B
Nome: Sorafuuton ( Despressurização de Movimento )

Descrição: Devido a despressurização de seus movimentos o shinobi adquiri uma velocidade incomparável, pois não tem mais que lutar contra a força de atrito do ar.

Rank A
Nome: Zakulukyorra ( Sucção Explosiva )

Descrição: Ao acertar o oponente com a palma da mão, o usuário gera uma despressurização ttão grande que explode o local, inutilizando aquele membro do adversário.

Rank A
Nome: Dondosora ( Reter a Pressão do Corpo )

Descrição: A cada golpe desferido com precisão, altera-se a pressão do corpo do oponente dificultando assim seus movimentos, e o tornando mais lento.

Rank S
Nome: Dondozukusora ( Despressurizar Atmosfera )

Descrição: Neste nível de controle, o ninja limita a pressão do ar ao seu redor, atrapalhando assim seu oponente de tal forma que torna seus movimentos de curta distância ineficazes.

4Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Ter 09 Set 2008, 01:30

Convidad


Convidado

vc pode criar só ais um
contando con os da semana passada e os dessa
a eh ta tudo aprovado

5Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Ter 09 Set 2008, 01:30

Convidad


Convidado

mais vc só podera usar essa sua ultima tecnica quando estiver com
um rank maior

6Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Ter 09 Set 2008, 01:50

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Não ta certinho eu so postei aqui e agora porque ja quero deixar listado o que vou ter no futuro, por enquanto destes que postei agora eu não domino nenhum ainda :p

Eu vou fazer a mesma coisa com os Genjutsus e Ninjutsus.

Eu não estou postando o que eu ja sei e sim o que irei aprender no futuro.

7Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Ter 09 Set 2008, 01:53

Convidad


Convidado

e os que c pode fazer agora quando vai postar?

8Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Ter 09 Set 2008, 01:55

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Não sei ao certo, mais até amanhã eu posto...

So quero planejar logo pra poder guiar a história do meu personagem...

Mais provavelmente amanha antes das 14h sai...

9Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Ter 09 Set 2008, 10:42

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

mesmo esquema estes Genjutsus ainda não foram aprendidos são vão entrar para lista dos que serão aprendidos no futuro.

Genjutsus

Rank B
Futton Hanzeki ( Maldição do Sufocamento )

Descrição: A vítima sente todo o ar a sua volta se extinguir, entrando em pânico e desmaiando
devido a efeitos de falta de ar.

Rank B
Magen Chikaishou ( Princípio da Dor Inexorável )

Descrição: O shinobi portador deste jutsu utiliza-o em si mesmo, este jutsu induz o corpo a criar uma forte dor implodindo um dos pontos principais de chakra, cortando todo o fluxo de dor e chakra durante alguns segundos, o que pode ser usado tanto para desfazer técnicas ou suportar alguma forma de sofrimento.

Rank B
Kage Sensei ( Face do Amigo)

Descrição: O usuário modifica a mente de seus inimigos para que vejam outras pessoas quando olharem para o seu rosto e de quem mais estiver sob o efeito.

Rank A
Ikebana Imeeji ( Pétalas de Rosas Mortais )

Descrição: Surge um cheiro de rosas magnífico, que rapidamente infesta o ar com seu cheiro
forte ludibriando os sistema nervoso do oponente , com isso distorcendo os movimentos dele
e o levando a destruição do sistema nervoso central.

Rank A
Kyouten Chiten ( Espelho da Mente Reverso )

Descrição: Ao perceber que esta dentro de um genjutsu, o usuário desta técnica prende seu inimigo dentro de uma ilusão igual, ligando ambas as mentes, sendo que se algum dos dois se libertar, os dois se libertam.

10Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Ter 09 Set 2008, 11:22

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Ninjutsus


Rank B
Zankaku Fusajin ( Tempestade do Deserto )

Descrição: o utilizador do Fusajin, realiza simultâneos Fusajins enquanto gira, criando uma tempestade de areia monstruoso que paira no campo durante alguns minutos e impede a linha de visão de qualquer um naquela área.

Rank B
Kiki Fukutaichou ( Asas do Grande Anjo)

Descrição: o shinobi portator de um alto controle sobre o fuuton manipula a pressão ao seu redor e com isso desloca-se no ar, como se estivesse voando.

Rank A
Zirokoshoko: ( Espada do Rei)

Descrição: uma fina e implacável rajada de ar comprimido ao extremo, que corta e atravessa obstáculos como uma lâmina de diamante.

Rank A
Zonohakusora ( Destruição do Sistema Auditivo)

Descrição: Ao alinhar os canhões é liberada uma grande rajada de ar sônico, em mais de 250 decibéis, o que ensurdece permanentemente os alvos.

Rank A
Otogan ( Visão Real das Sensações )

Descrição: o usuário emite ondas Sônicas imperceptíveis que circulam a área e lhe dão plena localização de tudo que se move dentro da área.

Rank S

Chikuma Koushirou ( Vácuo de Vento )

Descrição: o usuário suga todo o ar e pressão de uma dada parte restrita da atmosfera , criando um vácuo, ou espaço onde não há nada, quando ele para de fazer isso, este buraco engole tudo que estiver próximo para preencher seu vazio e se adaptar novamente a atmosfera local. O chamado mini buraco negro.

Rank S
Furaku Futton Doopa ( Redemoinho Implacável dos Céus)

Descrição: o shinobi aponta os canhões para o seu e começa a disparar multiplas rajadas de vento que em poucos segundos se transformam em uma cúpula gigante de vento destruidor e implacável que fatia tudo inclusive o próprio terreno, salvo o único ponto de origem. Este jutsu é tão poderoso que nem mesmo seu usuário tem controle, e mesmo que este decida terminá-lo deverá permanecer imóvel até que seu efeito termine naturalmente, ou correrá o risco certo de ter seu corpo fatiado em milhões de pedaços.


Obs: Gostaria de lembrar que muitos dos efeitos destrutivos dos jutsus podem ser diminuídos se em relação à jogadores, pois estamos aqui para nos divertir e não estragar a diversão dos outros. Também gostaria de resalvar que esta amenização não deveria ser feita, pois estas técnicas não foram criadas para lutas amigáveis, e em caso de um combate serio eis a minha opnião.

Você quis invadir nossa vila e perdeu um braço por causa disto, se vira bolo uma história fantástica e regene-se seu braço. Trabalhoso? Sim, mais até os pequenos atos tem responsabilidades.

11Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 11 Set 2008, 12:02

Convidad


Convidado

estão aprovados!!mais vc só pode usar
3 por semana
a cada semana que se passar vc add 3 na sua ficha
e durante essas semanas não podera mais criar

12Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Sáb 20 Set 2008, 17:55

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Rank S
Fuuton Jukai (Compressão Sônica)
Descrição: O shinobi cria uma concentração de ar em torno da área, gerando uma pressão tão forte que todos os presentes inclusive o usuário não podem se mecher. Sob a certeza de se implodir. O usuário pode capturar apenas algumas atmosferas ou todas ao mesmo tempo. O unico requisito é que sua atmosfera tambem seja capturada. Qualquer coisa que se aproxime de uma esfera capturada também é capturado.

Explicação:

Esse jutsu meio que para o tempo, so que na verdade ele impede que as pessoas se mecham, pois caso as façam elas mesmas se matariam. Todos que eu captuar na atmosfera, inclusive eu que sempro tenho minha atmosfera capturada, não podem se mecher.
E se algum ataque for direcionado a quem esta capturado, ao se aproximar da atmosfera em torno do capturado também fica imóvel. Impedindo que alguém se aproveite da minha técnica para matar o oponente.

Ex: Em uma batalha contra o naruto eu capturo ele, dai aparece o sasuke que tenta nos matar e arrmessa uma kunai na cabeça de cada um.
Quando a kunai se aproximar ela fica parada no alto, ou seja, ataques também são capturados.

13Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Sáb 20 Set 2008, 17:59

Convidad


Convidado

Otimo ataque,muito bom!!!!otimo mesmio

Aprovado

14Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 14:18

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Rank S
Jutsu no Chakra (Fontes Iniguláveis de Chakra)
Descrição: O shinobi concentra seu chakra, baseado na técnica do Senjutsu onde se misturam o chakra e o fazem funcionar como apenas um. Mas nesta técnica aumenta-se ainda mais essa capacidade, aumentando a reserva de chakra do usuário e potecializando seus jutsus.Está técnica é a junção de diversos tipos de chakra em um mesmo conjunto, formando uma única forma de manifestação mais intensa e poderosa.Para manifestá-lo o usuário precisa de pelo menos cinco fontes distintas de chakra. Eu utilizo os seguintes chakras: Falsa Kyuubi no Yoko, Senjutsu, Chakra da Estrela, Energia Vital , Fusão do Grande Serenity.

Sistemática:
No momento de sua utilização o Shinobi renova sua reserva de chakra.
Todos os seus jutsus utilizados nessa forma causam mais 100 de dano, e tem efeitos um pouco mais extensos.
Ele recebe 50 de dano por post dele, por auto destruição do corpo.

Transformação:
Ele assume a forma da Kyuubi, com grandes cabeças de Dragão em suas costas ( Estrela ), e sendo, possuidor de três mentes conjuntas.

Pontos:
1. Este jutsu segue o mesmo principio do Senjutsu, que mistura uma nova parte de chakra para fortalecer sua força.
2. Por manifestar o chakra da estrela eu irei receber uma taxa de 50 de dano por post meu, e isso é uma coisa bem anormal, lembrando-se
que acetar um oponente é muito dificil.
3. Serenity é uma poderosa invocação e perderei sua ajuda pois ele irá se fundir a mim.
4. A energia vital, é o que todo shinobi tem.
5. Obrigatoriamente eu assumo a forma da kyuubi, e terei a mente dividida em três: Eu, Serenity e Kyuubi, e terei que interpretar de uma forma
agressiva até mesmo conra meus amigos.

Observações:
Não é uma técnica pra ser usada a toda batalha e sim em grandes combates.
Eu consegui etapa por etapa de chakra para poder criá-la, todas com muitos posts.
Eu não posso usá-la em combates conjuntos, pois a kyuubi me forçaria a atacar até meus proprios aliados.
Quem me ve postar sabe que tenho altos critérios interpretativos e não vou deixar de postar coisas como
atacar até mesmo meus amigos, ou destruir minha vila se por acaso ativá-la.
Eu ja vi muitas técnicas mais abusivas que essa e sem o mínimo de argumentação, simplesmente um "Aprova?...Sim."

Pedidos:
Peço que a autorizem em um dos três jeitos:
1. Como normalmente é feito.
2. Apenas para batalhas em que os usuários combinem sua utilização e para missões e treinos
2. Apenas de forma interpretaiva para missões, treinos, e combates, sem os sistemas de aumento
nem redução de nada.

Observações Finais:
Gostaria que mais de um posta-se a aprovação pois meu objetivo não é causar confusões futuras e sim incrementar a história do meu personagem.

15Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 15:26

Convidad


Convidado

1°jutsu=nao aceito pois o dano e 100 e nao se pode criar com 100 de dano a nao ser que te tire uma boa porcentagem de sangue sem falar que voce classificou como rank B =nao aprovado


Chikuma Koushirou ( Vácuo de Vento )
cara buraco negro com vento sem sentido nao ........o buraco negro ocorre no espaço pela difusao de hiperespaço(acho q isso mesmo)e e muito similar a tecnica do temuji...identica praticamente....

Furaku Futton Doopa ( Redemoinho Implacável dos Céus)esse jutsu poderia ter sido postado com dano seguino as normas corretas de criaçao de jutsus...uma pergunta caso o inimigo fique parado o redemoinho nao o acertara tambem correto?

Jutsu no Chakra (Fontes Iniguláveis de Chakra)ja ta errado pois a falsa kyuubi nao e distribuido no forum entao nao se pode utilizar.......senjutsu primeiro aprendeu com qm?e tb u que e grande serenity?

16Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 15:58

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Explicações:

1º)1°jutsu=nao aceito pois o dano e 100 e nao se pode criar com 100 de dano a nao ser que te tire uma boa porcentagem de sangue sem falar que voce classificou como rank B =nao aprovado

Nome: Zankuruulukyorra (Ondas de Sucção Explosiva)
Elementos envolvidos: Fuuton
Dano(De 0 a 100): 100
Caracteristicas: ao contrário do jato normal de ar, eu utilizo os canhões como instrumento de sucção, que vai sugando tudo pra perto de mim e criando uma pressão tão extrema que ao contato explode quando se aproxima muito de mim.
Rank B

O rank dele depois de aprovado foi modificado para A, visto como esta adicionado em minha ficha, e caracterizado que o usuário não escape ele será pego pela pressão e provavlemente pela exlosão explicando o grande nível de dano e o dano 100, que alias pela minha opnião n tem mais sentido pois todos os jutsus agora tem dano padrão.

2º)Chikuma Koushirou ( Vácuo de Vento )
cara buraco negro com vento sem sentido nao ........o buraco negro ocorre no espaço pela difusao de hiperespaço(acho q isso mesmo)e e muito similar a tecnica do temuji...identica praticamente....

Você n entendeu, eu me concentro em um ponto e isolo o ar daquela aréa, quando libero o impacto é tão forte que suga e destrói tudo próximo, assemelhando-se a um mini buraco negro. Este jutsu foi criado, inspirado no desenho basilisk. Onde o nome que coloquei no jutsu é o nome do usuário dela no desenho, nada a ver com o temuji.

Obs: No dicionário Aurélio da lingua portuguesa assemelhar-se é: ser parecido, dar a impressão.

3º)Furaku Futton Doopa ( Redemoinho Implacável dos Céus)esse jutsu poderia ter sido postado com dano seguino as normas corretas de criaçao de jutsus...uma pergunta caso o inimigo fique parado o redemoinho nao o acertara tambem correto?

Como eu disse acima, não o porque do dano, uma vez que é padronizado. E como descrito na descrição, o único ponto que não é atingido é o centro, e caso você fique parado em qualquer lugar fora dele receberá o dano. Obs: embora aprovado não foi adicionado ainda.

4º)Jutsu no Chakra (Fontes Iniguláveis de Chakra)ja ta errado pois a falsa kyuubi nao e distribuido no forum entao nao se pode utilizar.......senjutsu primeiro aprendeu com qm?e tb u que e grande serenity?

O jutsu é uma proposta de técnica e no aspecto de negar te dou toda a razão. Ninguém nunca mencionou sobre a Falsa Kyuubi no Yoko pertencente ao Sora, o unico mencionado foi sobre a Kyuubi, que era apenas livre para personganes como o naruto ou para o primeiro premium.

O senjutsu eu aprendi com o user rbm2000.

Grande Serenity é um kuchyose criado por mim, e que também foi aprovado pelos adms. Lembrando que não está nesta sessão e sim no país do pássaro e consta em uma história de 20 posts de médio a grande tamanho.

Gostaria de te lembrar que só porque fui contra a argumentação da akatsuki sobre o ocorrido em konoha, não quer dizer que você tem o direito de sobrepor seu cargo de Adm para ser ofensivo quanto as minhas técnicas.

E por último, tenha mais consideração pela opnião de seus companheiros, pois você não é o unico Adm, e invés de solicitar informações ou pedir revisando, esta querendo passar por cima da autoridade deles. Isto é falta de ética.

17Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 16:06

Convidad


Convidado

uma nao e minha intençao passar por cima de ninguem da mesma maneira que o ryan postou a dele (e eu respeito muito)eu postei a minha ....

Segura esse seu ultimo jutsu por inquanto e tb o rbm200 e um hyuuga mesmo que ele tenha aprendido ele nao poderia de repassar o unico que poderia te repassar e o alpg...

18Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 16:08

Convidad


Convidado

Isso q vc falou do ikki nao tem nada haver ele eh imparcial, quando ele acha q tah errado ele diz, e t jah me corrigiu muitas vezes e eu acho q ele tah certo, vc quis me denunciar encuanto vc eh q tah errando o ikki falo oq está nas regras do forum, nao importa a descriçao do seu jutsu ou coisa parecida c nao está nas regras nao pode

19Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 16:15

yashiko

yashiko
Aluno de Academia
Aluno de Academia

os unicos que tem o Senjutsu são o alpg e eu, pois ele me ensinou!!!


Ps.: tive que postar várias vezes para ele me ensina e considerar que foi aprendido, até que ele aprovou o meu "aprendizado"...

20Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 16:22

xthalx

xthalx
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Bom, sendo assim concordo com você Ikki. Só que quando eu pedi pra ele me ensinar ele possuia o jutsu e era ou o naruto ou o jiraya, não me lembro agora, certo qual dos dois.

Então eu vou correr atrás de outro professor já que o que me ensinou não poderia.
Pelo que entendi, vocÊ retirou a desautorização dos outros jutsus e o que ficou pendente foi o ultimo, correto?

Eu peço desculpas por ter dito que passou por cima dos seus companheiros,só o falei porque modo que postou me pareceu isso.

Quanto a você Vagner, sua postagem me faz desconfiar ainda mais que o grau foi ofensivo, eu não tenho raiva de você, aquela denúncia foi só porque você aparentava ter muito mais coisa do que seria lógico o forum autorizar, por isso que abaixo dela perguntei como você poderia ter, pois caso fosse autorizado eu também iria querer.

Mas não vamos brigar; tudo, espero, ja foi solucionado.

21Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 16:26

Convidad


Convidado

Pois vc c enganou isso nao foi ofensivo, eu soh postei pra defender o ikki doq vc falo no seu post pois conheço ele a mais de 3 meses e sei como ele eh e ele nao faria isso como retalhaçao ao q vc flou da akatsuki

22Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 17:21

Convidad


Convidado

Yashiko escreveu:os unicos que tem o Senjutsu são o alpg e eu, pois ele me ensinou!!!


Ps.: tive que postar várias vezes para ele me ensina e considerar que foi aprendido, até que ele aprovou o meu "aprendizado"...

muito errado cara eu e a ina tambem temos senjutsus

23Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 17:43

yashiko

yashiko
Aluno de Academia
Aluno de Academia

mas qual o personagem de vcs dois??? pois o unico que pode ensinar a tecnica no momento é o alpg (personagem: Jiraya), ele é o unico que pode ensinar-la ....

24Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 18:17

Convidad


Convidado

eu tenho o gama dai sennin qu eh outro tipo de sapo que pode encinar
senjutsu,e a ina parece que aprendeu com o alpg tambem

25Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Empty Re: Jutsus de Hyoma Abumi - XthalX Qui 25 Set 2008, 19:19

Lenah

Lenah
Aluno de Academia
Aluno de Academia

toh ficando popular, a ina acho q aprendeu com o tiago0neji pq eu não ensinei, soh insinei pro yashiko e ajudei o rbgm a aperfeiçoar o dele pq o personagem dele era o naruto e naruto não domina muito bem o seinjutsu, a kyubi q faz tudo

off:ryan, vc pode usar apenas o senpou ou todos os seinjutsus?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos