Naruto RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[AguardandoAprovação] Novos Jutsus

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[AguardandoAprovação] Novos Jutsus Empty [AguardandoAprovação] Novos Jutsus Qua 04 Fev 2009, 14:01

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Nome: Sharingan - Mitooshieru Shourai (Olhos Previsiveis)
Rank: A
Tipo: Ninjutsu
Elementos envolvidos: ----
Duração: 01 Post
Velocidade: "Do Futuro"
Descrição: Concentrando-se muito,PaulSiege consegue ver o futuro através do fuumetsu magenkyou sharingam,viajando hiperdimensionalmente na velocidade da luz

Ps¹: Claro que ele nao vê tudo,uma imagem consideravelmente rapida passa em sua mente,e ele ve a cena.
Ps²: Perco 60 de sangue ao usar esta técnica
Ps³: Pode ser usada 3 vezes no maximo na batalha



Última edição por PaulSiege em Qua 04 Fev 2009, 14:23, editado 1 vez(es)

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Aprova aqui alguem? ;B

Lenah

Lenah
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Rank S

Convidad


Convidado

Já existe um igual Alpg.

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Nome:Sharingam - Hidoi Kutsuu Osamu (Caminho de Dor Amarga)
Quem usa: PaulSiege
Rank: S
Duração: Até o genjutsu ser cancelado
Tipo:Genjutsu
Cores: Preto e branco.
Descrição: Olhando nos olhos da pessoa,PaulSiege pode fazer uma ilusão onde mostra as lembranças das pessoas e suas derrotas,mostra seus traumas e seus medos em sua frente. Vê seus amigos e parentes morrendos,e sendo esfaqueados a sangue frio,mostra o caminho amargo que esta pessoa teve até agora. Ou se não teve,cria-se uma ilusão em que seus amigos são mortos ou esfaqueados lentamente. A pessoa entra em um estado "emocional" crítico,ficando estática e sem se mexer por 01 ou 02 posts.

Ps: Este genjutsu só pode ser quebrado por fora,isto é,se alguem te esfaquear com uma kunai com força,ou uma katana.

tiago00neji

tiago00neji
Aluno de Academia
Aluno de Academia

se tu nao utrapasou o limite de jutsos rank-S tudo bem tah aprovado

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Aquele outro foi reprovado Razz

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Historia:

Certo dia,PaulSiege recebeu uma missão secreta de um de seus superiores.
-Tenha cuidado nesta missão!
-Sim ********-sama.
Nesta missão,ele tinha que matar um grupo de viajantes que avistavam nosso esconderijo e queriam investigar.
Então numa noite,ele sentou lá e calmamente começou a meditar,esperando eles chegarem. Ele ouviu passos... Então foi investigar.
Quando chega lá,ve que um grupo de ninjas encapuzados está lá. Ele ativa seu sharingam nível 3,porém eles começam a correr,e PaulSiege se pergunta o porquê,já que a vantagem era deles.
Dentre elas,havia uma pessoa em especial,que corria mais avoroçadamente que todos. Ele ativou seu Fuumetsu Magenkyou e fez shunshin no jutsu aparecendo na frente deles,e moldando o chakra da estrela em forma de uma grande cupula,fez varias shurikens (que saiam das paredes da cupula),que os atingiram em cheio... Mas ele queria saber,quem era aquela pessoa.
Então,ele tirou seu capuz,tirou o capuz e era ela uma mulher,já ensanguentada e sem reação.. de repente,sua feição mudou... quando PaulSiege olhou-a denovo,lembrou de uma mulher lhe abraçando,começou a sentir uma dor de cabeça imensa. Muito grande mesmo,caindo varios itens seus no chão,e com a mão na cabeça e com muita dor. Logo após isto,ele nao lembra de ter visto mais nada,apenas ter caido no chão e a mulher se levantando. Quando ele acordou,estava em uma casa humilde,com uma lareira singela e uma casa feita de barro,tudo muito simples. Perto da chama da fogueira,havia uma mulher com olhar sensato,que molhava um pano com agua e o pusia na minha cabeça. Novamente olhei para casa,e comecei a sentir uma dor na cabeça denovo.

[?????]- Está se sentindo melhor?
[Paul]- Você... por que me ajudou?
[?????]- voce realmente nao me reconhece?

[?????]- Pois bem.. voce teve esta dor de cabeça por uma lembrança do passado.. Há muito tempo,havia uma aldeia.. ela se chamava Signora. Esta aldeia era uma vila pacata. Um certo dia eu ia pro rio lavar roupa... e enquanto lavava e cantarolava,aparece um menino caminhando e ensanguentado... e voce vinha em minha direção,eu rapidamente corri para socorre-lo... antes de voce desmaiar,e cair na areia.. Quando voce acordou ,estava aqui neste mesmo estado,e eu cuidava de voce.. por isso sente dores... suas lembranças foram más e boas aqui. Continuando... quando voce veio,logo começou a me chamar de mãe,e a equipe especial daqui queria saber de suas origens,e de onde voce veio.. eles sempre tentavam,mas nunca achavam resposta. Por isso,decidirão lhe confiar a ser um shinobi de Signori. Você logo queria ser um ninja,treinava e mostrava resultados realmente bons. Não me surpreendeu quando voce deu otimos resultados em seu primeiro exame gennin,foi o primeiro até que conseguiu pegar os sinos do seu sensei. Isto me deixou muito orgulhosa,e assim voce foi crescendo. Até que um dia,voce teve uma missão... voce tinha que deter um nukenin... era uma tarefa dificil. Dizem-me que chegando até lá... impressionantemente voce conseguiu bater o nukenin,mas ninguem sabe como... A guarda local começou a ler sua mente denovo,e viu as cenas. Dizem que foi horrivel. Voce tinha umas especies de olhos vermelhos,com virgulas em seus pontos. Logo,disseram que voce era uma ameaça a vila,e com isso começaram a atacar esta casa. Até este ponto,voce tava com o olho com 2 virgulas,que até hoje nao sei o nome...
[Paul]- Hum? Meu sharingam?
[??????]- Sim,este mesmo Smile. Continuando,voce foi ameaçado de morte e todos da vila queriam lhe matar.Tentamos fugir a noite,todo seu plano estava dando certo. Mas,um jounin que já previa isso,nos parou no local.. Você já tinha perdido forças fazendo todo o plano... e o jounin lhe ridicularizava,e estava com eu na mira de sua kunai. A ultima coisa que me lembro é que voce jogou uma kunai,rebatendo-a e a desviando de minha direção. e de sua fúria e a vontade de me proteger,vimos uma coisa totalmente desconhecida. O tal do sharingam,mas com 3 virgulas. Uma força imensa começou a surgir,e o jounin ficou estremecido. Voce deteu ele usando várias armas... Mas,quando voce virou as costas,ele lhe jogou uma kunai... por amor,pulei na frente da kunai,e salvei sua vida... e a ultima coisa que vi foi voce correndo em alta velocidade para cima do bandido com muito ódio,e o matando com suas próprias mãos. Depois tentou me salvar,mas eu estava sangrando muito,e voce estava desesperado... voce gritou alto meu nome... mas até ali todos já tinham acordado,e voce teve que levar meu corpo até o rio..
Voce cuidou de min,lavou meus ferimentos e me enfaixou com o que tinha na minha mochila (já com precaução do jounin de antes),e me salvou... lembro que acordei de manhã e vi um jovem de preto,com uma especie de faixa vermelha na cintura e uma espada,que saia de casa e disse:
-Adeus mãe...
Antes de sair,deixou um bilhete proximo a min.. com belas palavras,dizendo que eu ia partir para ficar mais forte e poder proteger as pessoas. Estou apenas retribuindo seu favor com carinho,meu filho..
[Paul]- Então.. voce é a minha mãe? quem cuidou de min e salvou minha vida..
Logo após,ele se levanta e dá um abraço nela,ainda chorando.
[Ibara]-Sim... sou sua mãe.. a propósito,tem uma coisa que vem passada de geração em geração meu filho,meu avô me confiou este poder por que pensava que eu ia ser uma shinobi... eu fui uma grande shinobi e defendi a antiga Signori,que hoje está em pedaços de pois de uma guerra... É a fenix.
[Paul]- Fênix?
[Ibara]- Sim.. veja... Seieki,Phoenix!
De repente,saindo uma fenix de fogo da lareira,e pousa no ombro da Ibara
[Ibara]- Esta fenix une seus poderes quando nescessario ao utilizador... e se torna uma poderosa arma de batalha.. quero passa-la pra voce
[Paul]- Para min? vou tentar

Ele tenta tocar na ave,mas acaba se queimando

[Ibara]- Não não.. terá que ser calmo,se não nunca dominará a fenix... ele é um animal delicado,por isso tente ser cauteloso com ele

Ele levanta um braço calmamente,e a fenix voa um pouco,pousando em seu braço

[Ibara]- Isto mesmo.. tudo com a fenix tem que ser com calma..

Ele treina com a fenix por varios meses,e começa a se entender realmente com a ave... sua mãe,ibara,dá as instruções e observa todo o treinamento. Quando já estão em sincronia perfeita diz:

[Ibara]- Muito bem meu filho! Agora a finalidade disso tudo. Voce terá que se unir a fenix.. Veja

Ibara levanta o braço,e a fenix pousa nela

[Ibara]- Rinku,Phoenix!

De repente,a Fênix bate as asas e fica voando de frente a seu peito. Logo depois,ela vai se aproximando,e a fenix entra dentro dela,criando uma fixura na pele,mas depois voltando ao normal

[Ibara]- Viu? Calmamente e com concentração é muito facil. Agora veja a melhor parte
Kouka,Fênix!

De suas costas criam-se asas de fogo,que batendo as asas voa livremente pelo ar

[Ibara]- Vê? Este é o segredo da Fênix!

[Paul]- Muito bom! Vou tentar!

Depois de um mês de treinamento,PaulSiege consegue se unir a ave,fazendo também com que ela tome a forma dele,como por exemplo seus pés,que podem virar pés de águia. Ele se despede da mãe..

[Paul]- Mãe.. eu nunca vou lhe esquecer,voce renasceu uma mémoria muito bonita e com muito amor,e faço uma promessa. Sempre que puder,irei lhe visitar..

Abraça a mãe pela ultima vez

[Ibara]- Quando se lembrar da Fênix,lembre de min Smile

[Paul]- Ok mãe! Prometo que vou me esforçar e sempre usa-la com sabedoria! Adeus!

[Ibara]- Adeus filho! Tenha juízo Razz

Ele sai feliz.. nenhum sentimento a mais.. apenas.. feliz.. apartir de agora,o rumo de sua vida muda completamente...

Nome:Seieki,Phoenix!
Rank:S
Tipo:Ninjutsu de Combinação
Elementos envolvidos:
Duração:Até acabar a luta.
Velocidade: O usuario fica mais rapido no ar e tem a possibilidade de voar
Descrição:PaulSiege ganhou uma ave que é passada de geração em geração de sua familia,na ultima vez que se encontrou com a sua mãe. Ela lhe deu,e hoje ele sempre usa em batalhas,como honra a sua mãe. Como homenagem,ele comunica-se com ela,e a chama de Ibara. Ele pode também criar asas,e se unir a esta ave,como um jutsu de combinação



UFA... DEMOROU PAKAS PRA FAZER ESTA HISTORIA O.O

APROVAM NÉ? FIZ UMA HISTORIA GRANDE O.O

yashiko

yashiko
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Reprovado ...

Motivo: é proibido criar novos animais assim do nada como vc fez ...

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Mas nao foi do nada... eu fiz toda uma historia.. assim como o pedrin fez o dragão dele ¬¬
Que isso,¬¬,me avisasse antes de eu criar isso tudo

yashiko

yashiko
Aluno de Academia
Aluno de Academia

maas o dragão dele t foi reprovado, pode lá ver ^^

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

foi reprovado bem depois dele usar inumeras vezes em batalhas.
aff sacanagem,eu nao sabia dessa regra nova
Então como tanto povo inventa e eu nao posso? ¬¬

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Nome:Enpaku no Mai (Dança dos Flocos de Gelo)
Rank:A
Tipo:Nin
Elementos envolvidos:Hyouton
Duração:01 Posts
Velocidade:Rápida
Nota: Geralmente usada em conjunto com suiton
Nota²:Caso estejam em uma caverna,caverna de gelo (mortiferu *.*) ou em algum lugar que tenha um teto encima,ele pode simplesmente retirar pedaços do teto e o congela-los.
Descrição:Primeiramente,o usuario levanta centenas de bolas de agua do chão,bem rapido. Logo,ele faz este jutsu,congelando todos os pedaços de água e os controlando com a mão,jogando em todos os lugares do campo,como uma combinação mortal em forma de dança,usando os movimentos para movimentar melhor as estacas de gelo. Ou,pode ser usado para prender o inimigo,jogando todos em alta velocidade e cobrindo o inimigo. É como o jutsu de guren usado em Kabuto nesse ultimo episodio no shippuden,espinhos de hyouton em alta velocidade

yashiko

yashiko
Aluno de Academia
Aluno de Academia

reprovado já existe um bem parecido no forum ...

OFF: a regra sobre o animal que vc está falando não é nova, ela exite desde outrubro ^^

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

História:Pesquisando no passado de sua familia e historia de seus pais,PaulSiege acha um bilhete encima de uma arca
Este estaria esquecido ali há muito tempo concerteza... mas nada seu se sabia
Quando o mistério estava a ponto de se elucidar,eis que da carta sai um clarão azull...
Ele se pergunta se aquilo era um chakra ou raio... Mas quando olha,na carta há uma mensagem.
Ele abre e curiosamente começa a ler.. ele não lê toda,e por algum motivo
sai correndo,sem expressão.. nela dizia

Spoiler:
Ele volta e le o resto da carta.. e procura na arca o que é isto.. Então ele acha uma luva...
Mas ela está dentro de uma caixa,junta com o manual de instruções. De repente ele vê e lê que aquilo é um chakra diferente e vermelho,e que pode ser moldado e transformado em armas... Havia escrito também que a tal arma podia se envolver do elemento que quizesse,pois ela era de um material adaptavel.. Ele começou a estudar este chakra vermelho e molda-lo. Depois de 6 meses treinando conseguiu sua forma final

Nome:Heni - Kyouki hageshii nikushimi (Mutação - Arma Assassina de ódio concentrado)
Rank:S
Tipo:Ninjutsu
Elementos envolvidos:Todos
Duração:[10 POSTS]
Velocidade:Rápida/Muito Rápida
Descrição:Com uma luva que há na sua mão,PaulSiege pode chamar um item.Uma especie de chakra vermelho,moldavel a qualquer arma... Geralmente ele a usa como arco,mas pode se transformar em espada ou em arco... e Etc.

Ps:Quando arco cada flexa jogada é -50 de chakra

História: Certo dia em uma missão perigosa,estava lutando arduamente.. quando uma ave levou um golpe fatal.. logo,ficou com ódio de quem a machucou.. matou-lhe a sangue frio e rapidamente pegou ela. Chegando em seu consultorio,ele foi o mais rápido atende-la... mas viu que nao havia jeito,pois ela tinha perdido boa parte dos musculos e seus respectivos comandos.. Ele ficou triste.. Como reviver a ave? De repente,cai uma petala de flor na sua cabeça.. ele vai lá fora,e pega mais de 200 petalas de flores,e a deixa ao lado da arvore morta
-Bonitas não? Hana...
Ele joga as petalas encima da ave.. e vê que ela ainda está sobrevivendo..
-ótimo.. preciso achar um jeito de salva-la.. peraí.. tive uma ideia..
Pegou boa parte de seu chakra ali,e moldou em todas as petalas...
-Espero que sirva
Logo,tirou tudo de dentro,e começou a botar seu chakra... Dali nascia uma grande amizade e uma ave estranha,que podia se locomover no ar,e se dispersar como uma flor.. muito util em batalhas.. Ele colocou-a no pergaminho,e conversou com as aves e com os animais... E deram uma lei.. só pode ser usado uma vez por batalha.. ela não é um animal.. é a materialização de petalas concentradas de chakra,que podem se dispersar num lugar e se juntar em outro.. seu nome é
Nome:hikiwatasu - hana (libertar - hana)
Rank:A
Tipo:Ninjutsu
Elementos envolvidos:----
Duração:[5 Posts]
Velocidade:Muito Rápida
Descrição:PaulSiege consegue chamar uma ave através de um pergaminho,esta pode se despersar no ar como uma flor e se recompor em outro lugar,ou até mesmo se despersar no ar e atacar o inimigo,com suas petalas de chakra intenso

Ps: Só é possivel liberta-la do pergaminho,e apenas PaulSiege consegue fazer isto

História: Certo dia voando por aí,com suas aves e asas,parou para olhar um lugar...
Este lugar era muito bonito e até então desconhecido por tudo e todos.. ninguem ao
menos sabia que ele existia e sua localização.. Mas parece que por ali,nao parecia inopto.. fazia um clima suavemente ensolarado,arco-iris e passaros para todos os lados.. Ele vê
uma rocha,que mostra a instrução de um senhor... Aquele que já tinha morrido
mas que jáz construindo aquele local.. Descobri que aquele lugar era feito por um ances
tral do clã kame,que era para ser um local pacifico ou de luta,mas que nao envolvesse os animais. Dizia-se que nem todos podem ver este local,apenas um escolhido é permitido entrar,apenas se os outros forem convidados... Havia uma casinha,e uma especie de contrato.. Era feito com sangue também,e era para quem mandava naquele lugar,até eentão acessivel a todos. PaulSiege escreveu ali,e apartir dali aquele local ficou conhecido fukushuuno tenshi,por ter muita paz celestial e um ótimo local para lutas,além de que,aquele lugar parecia um local de anjos..
Nome:Kuchiyose - daigaechi fukushuuno tenshi (Local Alternativo - Anjo Vingador)
Rank:S
Tipo:Ninjutsu de Área
Elementos envolvidos:---
Duração:Toda a luta ou até PaulSiege ser derrotado
Velocidade:Normal
Descrição:PaulSiege fazendo selos de mãos pode invocar um lugar "sagrado",mas ótimo para batalhas.. Este lugar tem o nome de anjo vingador,pois conta a lenda que um lendário kame ganhou de uma pessoa ali,mas morreu logo em seguida carregando o orgulho de ser um kame. Este lugar é um local pacifico,com muitos passaros e uma caichoeira e um rio imenso. PaulSiege uma vez descobre este lugar por acaso e desvenda o seu segredo,tomando posse até ali e utilizando aquele local para batalhas..

-SÃO OS 3 DA SEMANA-

yashiko

yashiko
Aluno de Academia
Aluno de Academia

1> reprovado, já existe algo assim no forum ...
2> não entendiz, refaz a descrição
3> tem certeza que quer ele, ele parece não ter utilidade nenhuma ...

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

História: Certo dia em uma missão perigosa,estava lutando arduamente.. quando uma ave levou um golpe fatal.. logo,ficou com ódio de quem a machucou.. matou-lhe a sangue frio e rapidamente pegou ela. Chegando em seu consultorio,ele foi o mais rápido atende-la... mas viu que nao havia jeito,pois ela tinha perdido boa parte dos musculos e seus respectivos comandos.. Ele ficou triste.. Como reviver a ave? De repente,cai uma petala de flor na sua cabeça.. ele vai lá fora,e pega mais de 200 petalas de flores,e a deixa ao lado da arvore morta
-Bonitas não? Hana...
Ele joga as petalas encima da ave.. e vê que ela ainda está sobrevivendo..
-ótimo.. preciso achar um jeito de salva-la.. peraí.. tive uma ideia..
Pegou boa parte de seu chakra ali,e moldou em todas as petalas...
-Espero que sirva
Logo,tirou tudo de dentro,e começou a botar seu chakra... Dali nascia uma grande amizade e uma ave estranha,que podia se locomover no ar,e se dispersar como uma flor.. muito util em batalhas.. Ele colocou-a no pergaminho,e conversou com as aves e com os animais... E deram uma lei.. só pode ser usado uma vez por batalha.. ela não é um animal.. é a materialização de petalas concentradas de chakra,que podem se dispersar num lugar e se juntar em outro.. seu nome é
Nome:hikiwatasu - hana (libertar - hana)
Rank:A
Tipo:Ninjutsu
Elementos envolvidos:----
Duração:[5 Posts]
Velocidade:Muito Rápida
Descrição:PaulSiege consegue chamar uma ave através de um pergaminho,esta pode se despersar no ar como petalas de uma flor,deixando-a mais rapida e tento várias formar de ataque. Um ataque é fatal,pois as petalas estão condensadas com um denso chakra,e que podem se adaptar a doton,katon e raiton.

Ps: Só é possivel liberta-la do pergaminho,e apenas PaulSiege consegue fazer isto

História: Certo dia voando por aí,com suas aves e asas,parou para olhar um lugar...
Este lugar era muito bonito e até então desconhecido por tudo e todos.. ninguem ao
menos sabia que ele existia e sua localização.. Mas parece que por ali,nao parecia inopto.. fazia um clima suavemente ensolarado,arco-iris e passaros para todos os lados.. Ele vê
uma rocha,que mostra a instrução de um senhor... Aquele que já tinha morrido
mas que jáz construindo aquele local.. Descobri que aquele lugar era feito por um ances
tral do clã kame,que era para ser um local pacifico ou de luta,mas que nao envolvesse os animais. Dizia-se que nem todos podem ver este local,apenas um escolhido é permitido entrar,apenas se os outros forem convidados... Havia uma casinha,e uma especie de contrato.. Era feito com sangue também,e era para quem mandava naquele lugar,até eentão acessivel a todos. PaulSiege escreveu ali,e apartir dali aquele local ficou conhecido fukushuuno tenshi,por ter muita paz celestial e um ótimo local para lutas,além de que,aquele lugar parecia um local de anjos..
Nome:Kuchiyose - daigaechi fukushuuno tenshi (Local Alternativo - Anjo Vingador)
Rank:S
Tipo:Ninjutsu de Área
Elementos envolvidos:---
Duração:Toda a luta ou até PaulSiege ser derrotado
Velocidade:Normal
Descrição:PaulSiege fazendo selos de mãos pode invocar um lugar "sagrado",mas ótimo para batalhas.. Este lugar tem o nome de anjo vingador,pois conta a lenda que um lendário kame ganhou de uma pessoa ali,mas morreu logo em seguida carregando o orgulho de ser um kame. Este lugar é um local pacifico,com muitos passaros e uma caichoeira e um rio imenso. PaulSiege uma vez descobre este lugar por acaso e desvenda o seu segredo,tomando posse até ali e utilizando aquele local para batalhas..
Caracteristicas do Lugar: O lugar tem uma caichoeira de um chakra rosa,e tem um riacho muito bonito aos lados. Tem várias arvores e passaros cantando.Tem uma bela montanha ali perto,e uma casinha.

Ps¹: Neste Mundo PaulSiege gasta 15% a menos de chakra,e o inimigo 10%.

pronto

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Nome:ka no monosugoi nami (onda assustadora de fogo)
Rank:S
Tipo:Nin
Elementos envolvidos:Katon
Duração:01 Post
Velocidade:Rápida
Descrição:Fazendo isso,o usuario pode criar uma onda de fogo,e joga-la em direção ao oponente. Ele pode também pode fazer vários buracos no campo, e soltar fogo por todas as entradas.. é como uma lava.. e Basicamente,é uma onda gigante de fogo,devastadora que queima tudo pela frente..

tiago00neji

tiago00neji
Aluno de Academia
Aluno de Academia

tah beleza

Hirako-san

Hirako-san
Aluno de Academia
Aluno de Academia

Todos aprovados?
Até os dois que estão encima do jutsu do ka no mosonugoi nami

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos